Um abaixo-assinado que solicita a saída do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem mais de 35 mil assinaturas, a última verificação foi feita no início da tarde desta segunda-feira (17).
A presidente do PT Gleise Hoffman assinou a reivindicação.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
“É necessário exonerar Roberto Campos Neto e sua gestão da presidência do Banco Central. Mesmo diante da queda da inflação, ele tem mantido as taxas de juros elevadas, afetando o poder de compra de todas as famílias brasileiras. Precisamos nos unir e fazer pressão para que ele saia da presidência do Banco Central”, defende parte do texto.
A iniciativa é do doutor em saúde pública André Teixeira Jacobina.
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) manifestou seu apoio ao documento.
O presidente do BC e o governo federal estão se desentendendo por causa da manutenção da taxa básica de juros (Selic) que está em 13,75%, desde agosto de 2022.
Lula já até atacou o presidente do BC pessoalmente.
O governo federal defende que o Brasil tem condições macroeconômicas favoráveis para o corte como a queda da inflação, a aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária.
RELACIONADAS
+ Campos Neto aponta ‘falta de conhecimento’ em críticas de Lula
+ Senado deve ouvir presidente do BC sobre a taxa de juros
+ Conselhão: durante 1ª reunião, Lula volta a criticar Campos Neto
Campos Neto no Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que após o recesso, os parlamentares devem retomar os trabalhos com a audiência de Campos Neto, no dia 10 de agosto.