Ao telefone com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente Lula (PT) discutiu sobre os ministérios que serão cedidos às legendas do Centrão.
Porém, ainda não foi decidido quais pastas os partidos Republicanos e PP devem assumir.
Lula avisou seus auxiliares que vai decidir sobre as alterações no início da próxima semana, após um encontro presencial com Lira.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Segundo o Metrópoles, os ministros e auxiliares do presidente dizem que Lula quer decidir as trocas antes de agosto.
Vem sendo comentado pelos ministros que o chefe de estado já decidiu os nomes de André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumir ministérios.
Mesmo com os supostos nomes circulando nos bastidores do Planalto, ainda não a decisão formal sobre qual pasta cada um deve ficar.
O presidente estuda algumas formas de acomodar os parlamentares, são elas:
- Dividir o Ministério do Desenvolvimento Social em duas pastas: uma para cuidar do Social e outra, do Combate à Fome, com o Bolsa Família. Neste caso a pasta Social seria de André Fufuca;
- Criação do cargo de Autoridade Olímpica para a atual ministra do Esporte, Ana Moser e deixar o cargo para Costa Filho;
- Levar o ministro dos Portos e Aeropostos, Márcio França (PSB) para o Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) que é comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, e entregar a paste de Portos e aeroportos para Fufuca; Alckmin ficaria sem ministério;
- Mexer no ministério de Ciência e Tecnologia, de Luciana Santos e levá-la para a pasta dos Direitos Humanos ou das Mulheres e entregar o Órgão para o Centrão.
RELACIONADAS
+ Lula recebe presidente da Caixa em meio ao bombardeio do Centrão
+ Lula nega ida de Rui Costa para a Petrobras em coletiva de Bruxelas
+ ‘Esse ministério é meu, esse não sai’, diz presidente Lula sobre MDS
+ Centrão avança em negociações de cargos no governo Lula
Além disso, Lula deve realizar mudanças nos Correios, na Embratur e na Caixa.
O presidente ordenou que diretorias e vice-presidências dos Correios, da Embratur e da Caixa Econômica Federal sejam negociadas com partidos do grupo.
Para a Caixa, já existe a possibilidade de troca na presidência do banco, o PP já indicou a ex-deputada Margarete Coelho (PP-PI) para assumir o cargo.