O deputado federal Celso Sabino (União-PA) tomou posse na manhã desta quinta-feira (3), como ministro do Turismo, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

O evento começou pouco antes das 11h45 e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Durante o discurso, o novo ministro do Turismo, afirmou que é assumir o cargo é um desafio que ele aceita com determinação e humildade e muita confiança.

“Especialmente ao ver tantos amigos e lideranças aqui presentes. Porque sendo um setor transversal, que se relaciona com tantos setores e atores, será fundamental a interlocução com a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, ministérios, governos estaduais e municipais”, disse.

Lula oficializou a nomeação de Sabino, no Diário Oficial da União, no dia 14 de julho, após meses de impasse.

Ele assume o lugar de Daniela Carneiro para atender a um pedido do União Brasil.

Sabino e Daniela são filiados ao União Brasil, porém, Carneiro solicitou em abril ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar a sigla.

Em razão do pedido, ela perdeu o apoio do União, que indicou a Lula o nome de Sabino.

O ministro também falou que deve apresentar metas para o presidente Lula no próximo mês.

“O Conselho Mundial de Viagens e Turismo projeta uma movimentação de cerca de 9,5 trilhões de dólares em todo o mundo. Nós queremos e vamos trabalhar para ampliar nossa participação nesses números! para isso, estamos construindo um plano nacional de desenvolvimento do turismo com programas, metas, objetivos, ações e tarefas que será apresentado ao presidente da república no mês que vem”, destacou.

A cerimônia de posse contou com a presença dos deputados André Fufuca (PP-AL) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que devem assumir ministérios na reforma que o governo pretende fazer para atrair partidos do Centrão.

RELACIONADAS

+ Deputado Celso Sabino para Ministério do Turismo é confirmado pelo governo

+ Posse de Celso Sabino no Ministério do Turismo fica para agosto

+ Zanin toma posse no cargo de ministro do STF nesta quinta, 3

+ Posse anulada: presidente da Apex deve comprovar fluência em inglês

Quem é Celso Sabino?

Celso Sabino de Oliveira tem 44 anos, assumiu seu primeiro cargo público em 2011 como deputado estadual suplente pelo Partido da República (PR) que em 2019 passou a se chamar Partido Liberal (PL).

O deputado assumiu a representação de seu estado na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

Sabino é próximo do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), em uma publicação nas redes sociais chamou o parlamentar de “amigo irmão”.

A aproximação do parlamentar com Lira e Bolsonaro foi um dos fatores de desgaste do parlamentar com o PSDB, sigla que integrava.