Na manhã deste sábado (18), a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou 20 toneladas de ração para pets resgatados das enchentes no Rio Grande do Sul.
A bordo do “Voo do Melhor Amigo”, também estavam itens como caixas de transporte, camas e bebedouros para os animais que estão em abrigos.
“Hoje é o voo alimentando o seu melhor amigo. Estamos levando de Brasília 20 toneladas de alimentos para os animais que também precisam”, disse o brigadeiro Daniel Cavalcanti de Mendonça, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
A aeronave KC-390 Millennium decolou por volta de meio dia da Base Aérea de Brasília para a Base Aérea de Canoas (RS). A ação contou com a participação da primeira-dama, Janja da Silva.
Estima-se que a emergência tenha impactado cerca de 275 mil cães e gatos. Até o momento, segundo o governo federal, equipes já resgataram 12.215 mil animais.
Balanço
De acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado neste sábado, 461 municípios estão afetados pelo desastre no Rio Grande do Sul.
Além disso, 155 pessoas morreram e 94 estão desaparecidas. Cerca de 77 mil pessoas estão em abrigos.