O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, de 63 anos, morreu neste domingo (19) em um acidente aéreo na província iraniana do Azerbaijão Oriental.
Além de Raisi, o ministro das Relações Exteriores do país, Hosein Amir Abdollahian, o governador do Azerbaijão Oriental, no Irã, e Mohammad Ali Ale- Hashem, o imã da cidade de Tabriz estavam a bordo do helicóptero. Afirmou a agência internacional da república, IRNA.
Segundo o Líder Supremo, Aiatolá Khamenei, “Nesta amarga tragédia, a nação iraniana perdeu um servidor caloroso, humilde e valioso”.
Khamenei confirmou que o vice-presidente da nação iraniana, Mohammad Mokhber, assume o cargo interinamente, até a próxima eleição, que deve acontecer no início de julho.
Quem é o presidente interino?
Mokhber de 68 anos, assume o cargo interinamente segundo a Constituição do país.
A partir de agora o conselho composto do vice-presidente, o presidente do Parlamento e o chefe do poder judiciário devem organizar novas eleições para a escolha de um novo chefe de estado.
No Irã, diferente de outros países não existe vice-presidente eleito, o parlamentar é nomeado ao cargo.
Mohammad Mokhber nasceu em Dezful, região próxima à fronteira como Iraque. Especialista em direito internacional, o parlamentar tem experiência em diversos cargos de gestão, segundo o site do governo.
O presidente interino participou da produção da primeira vacina iraniana contra a Covid-19, a Coniran Barekat.