A Azul e a Gol anunciaram nesta quinta-feira (23) que firmaram um acordo de cooperação comercial para conectar suas malhas aéreas no Brasil por meio de um “codeshare”, que significa compartilhamento de voos.

Atualmente, as duas empresas operam 1.500 decolagens diárias. Com esse acordo, o número de decolagens diárias passará para mais de 2.700, possibilitando conexões mais eficientes e integradas entre os voos das duas companhias.

O acordo inclui os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles da GOL acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprarem trechos contemplados no codeshare.

Segundo o comunicado divulgado pelas companhias aéreas, a parceria comercial entrará em vigor no final de junho.

“A GOL e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. Este acordo de codeshare vai proporcionar aos Clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país. A GOL já oferece mais de 60 acordos comerciais diferentes com muitas companhias aéreas parceiras globais e estamos ansiosos para expandir esse benefício dentro do Brasil também”, disse Celso Ferrer, CEO da GOL.

O presidente da Azul, Abhi Shah, destacou que o acordo trará “enormes benefícios” aos clientes:

“Ambas as companhias têm uma história de desenvolvimento da aviação no Brasil, focadas na excelência no atendimento ao Cliente. Com a malha altamente conectada da Azul servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da GOL nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos Clientes a mais ampla gama de opções de viagem”.

Como vai funcionar?

Os clientes poderão pesquisar e comprar trechos nacionais exclusivos da Azul ou da Gol pelos canais de vendas de ambas as companhias.

Além disso, os pontos e milhas dos trechos comprados nos canais digitais da outra companhia, como um voo da Gol comprado no site da Azul, poderão ser acumulados no Azul Fidelidade ou no Smiles, conforme a escolha do cliente. Isso é válido tanto para voos com conexão quanto para trechos avulsos.

O check-in deve ser feito nos canais digitais ou nos balcões da companhia que opera o voo ou o primeiro trecho, independentemente de onde a passagem foi comprada.

Em caso de conexões, o cliente receberá todos os cartões de embarque no check-in inicial.

Da mesma forma, o despacho de bagagens seguirá a mesma regra, sendo realizado com a companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho, e as bagagens serão entregues no destino final, mesmo com conexões.

Para remarcações e cancelamentos, os clientes deverão tratar com a companhia que vendeu a passagem. Ademais, itens opcionais e benefícios dos programas de fidelidade continuam sob as regras de cada companhia.