Neste dia 5 de junho, celebra-se o Dia do Meio Ambiente. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data em 1972 para promover a preservação ambiental.
A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, declarou que tragédias como as ocorridas no Rio Grande do Sul exigem engajamento e solidariedade da sociedade para evitar repetições.
“Eventos climáticos extremos, como as chuvas no Sul, ilustram bem a relação entre o equilíbrio ambiental e nossas vidas. A situação atual requer não apenas consciência, mas ação imediata”, destacou.
Marina ressaltou que o governo tomou medidas imediatas e coordenadas em várias áreas, em colaboração com os governos estaduais e municipais, visando atender às necessidades das pessoas, comunidades e empresas.
Além disso, a ministra alertou que a preservação ambiental garante a sobrevivência e a qualidade de todas as formas de vida:
“Quando protegemos os rios, as florestas, a nossa rica biodiversidade, estamos, na verdade, protegendo e cuidando das pessoas”.
Veja na íntegra o discurso da ministra:
Tragédia no RS
A tragédia no Rio Grande do Sul, marcada pelas fortes chuvas e enchentes, é considerada uma das piores tragédias socioambientais do estado, afetando 476 municípios.
Além disso, 172 já morreram. O dia do meio ambiente reforça o compromisso de preservação da natureza.