Ícone do site Portal Norte

Lula assina decretos e pacto de proteção ao Pantanal e Amazônia

Lula assina decretos e pacto de proteção ao Pantanal e Amazônia

Lula assina decretos e pacto de proteção ao Pantanal e Amazônia. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (5), Dia do Meio Ambiente, decretos e pacto de proteção ao Pantanal e Amazônia.

Durante a assinatura dos documentos no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula destacou ações colaborativas contra incêndios florestais.

Além disso, criou o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais, beneficiando mais de 500 mil famílias.

O presidente também lançou estratégias do setor de bioeconomia e alterou o Programa Cidades Verdes Resilientes, aumentando a resiliência às mudanças climáticas, com prioridade para regiões metropolitanas e municípios vulneráveis.

“A questão ambiental não é mais questão de ativista, não é mais questão universitária, não é mais questão, como se dizia antigamente, de bicho grilo. A questão ambiental é um chamamento à responsabilidade dos nossos humanos”, ressaltou Lula.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou da cerimônia e apresentou um balanço das principais ações da pasta desde janeiro de 2023.

Ela destacou os esforços para fortalecer a agenda ambiental e promover a transição do Brasil para uma economia verde e sustentável, adaptando o país às mudanças climáticas.

No X, o presidente fez um post falando sobre os decretos:

Decretos e Pacto Federativo

Sair da versão mobile