Ícone do site Portal Norte

Dia Livre de Impostos aumenta pressão por reforma tributária

Dia Livre de Impostos tem descontos no DF.

Dia Livre de Impostos tem descontos no DF. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem realizaram, nesta quinta-feira (6), a campanha nacional Dia Livre de Impostos.

O objetivo é conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária no Brasil.

Lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal (DF) venderam seus produtos sem impostos, e ofereceram descontos de até 70% do valor final.

O coordenador do CDL Jovem/DF, Hugo César Leite, defende uma reforma tributária que vá além da simplificação de impostos.

Ele argumenta que “uma boa reforma tributária realmente reduz os impostos, traz mais poder de compra ao brasileiro e, consequentemente, mais qualidade de vida.”

Além disso, o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, afirmou que o Dia Livre de Impostos ganha força enquanto o Congresso Nacional discute a Reforma Tributária.

Ele destacou a necessidade de um ambiente de negócios menos burocrático e oneroso, com um sistema de arrecadação justo e eficiente para aumentar a competitividade, a produtividade e reduzir as desigualdades sociais no Brasil.

Por outro lado, o conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, afirma que a carga tributária no Brasil é bastante desigual, já que a tributação dos produtos é maior que a que incide sobre a renda.

“Na maioria dos países que têm bons sistemas tributários, essa relação é invertida. Cobra-se mais sobre a renda e menos sobre os produtos. Até porque, quando se cobra sobre os produtos, o nível de renda não é diferenciado.”

Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile