Ainda em fase de testes em Brasília, pelo Governo do Distrito Federal (GDF) , os ônibus com validadores de cartões de crédito e débito já são realidade em outros estados. Entre eles, estão Paraná, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, entre outros.

Além do ônibus, você sabia que o metrô e os trens também já estão implementando essa nova forma de pagamento? Veja de que forma isso acontece e em quais estados.

Metrô

O Metrô é um transporte coletivo muito usado pelos brasileiros e costuma facilitar o deslocamento dos mesmos no entorno de suas regiões. Diante disso, alguns estados do Brasil já realizam o pagamento com cartões de crédito e débito nas estações de metrô.

Entre elas podemos listar:

  • Todas as estações do Rio de Janeiro;
  • Todas as estações‎ de Salvador-BA;
  • 13 estações em SP, incluindo, estação Ipiranga, Consolação e Brás;
  • Todas as estações de Brasília-DF;

Trem

Embora não sejam usados em todos os estados brasileiros, os trens também são meios de transporte coletivo que visam facilitar o deslocamento das pessoas em suas viagens. Além disso, as estações de trem também estão se modernizando e em alguns estados, as mesmas já aceitam pagamento efetuado por cartões.

Entre as estações que adotaram este modelo estão:

  • Estações de Trem da Supervia (RJ), entre elas: Central do Brasil, Madureira, São Cristóvão, Nova Iguaçu, Campo Grande, Duque de Caxias, Maracanã;
  • 13 estações em SP, incluindo, Barra Funda, Jabaquara, Belém, Tatuapé, Aeroporto Guarulhos;

Ademais, os pagamentos são realizados da seguinte forma: para os passageiros que utilizam o metrô, basta aproximarem os cartões de crédito, débito ou outros dispositivos do validador/sensor nas catracas. Já no caso dos trens, o processo é o mesmo.