O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta segunda-feira (17), uma ação para ajudar pessoas em situação de rua na capital. Diante da frente fria, o governo vai oferecer abrigo e agasalho para os mesmos.
Além disso, a chamada Ação Contra o Frio, que tem colaboração da primeira dama do DF, Mayara Noronha Rocha, visa ajudar e proteger do frio aqueles que mais necessitam.
Ação Contra o Frio
Para abrigar os moradores de rua do DF, o governo escolheu o Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, como local de acolhimento. Os portões se abriram nesta segunda-feira das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h.
Além de agasalho e um local adequado para passar a noite, os moradores de rua receberão alimentos e kits de higiene pessoal. Por noite, o Cief vai acolher 100 pessoas e estará disponível de domingo a domingo, enquanto persistirem os alertas da frente fria.
Leia mais: Lula vai comprar remédios antidepressivos para a Presidência; entenda
Preferência pelo Plano Piloto
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social do DF, Ana Paula Marra, o governo preferiu um local do Plano Piloto em vista de que a maior parte dos moradores de rua da capital se encontra nesta região.
Ademais, a secretária reforça que desde 2022 a pasta já havia notado a necessidade de acolher os moradores de rua diante do frio.
“Desde 2022, a gente observou a necessidade, durante as noites frias aqui no DF, desse acolhimento no período noturno. Então, é para trazer dignidade, uma noite quentinha, tranquila, para as pessoas que hoje estão em situação de rua”, disse Ana Paula.