O governo Lula (PT) está em negociação com produtores de arroz, com o objetivo de reduzir o preço do alimento e evitar um novo leilão para sua importação.
O governo chegou a realizar um leilão de importação de 263 mil toneladas de arroz, antevendo desabastecimento pelas cheias no Rio Grande do Sul. O estado responde por 70% da produção nacional
No dia 11, no entanto, o certame foi anulado por indícios de incapacidade técnica e financeira de algumas empresas vencedoras.
“Tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. E, depois, tivemos a anulação do leilão porque houve uma falcatrua numa empresa. Por que eu vou importar? Porque o arroz tem que chegar na mesa do povo no mínimo a R$ 20 o pacote de cinco quilos. Que compre a R$ 4 um quilo de arroz, mas não dá pra ser um preço exorbitante”, argumentou Lula.
Solução
Representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul se reuniram com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), nesta semana. Também participou do encontro o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto. Os produtores de arroz se comprometeram a apresentar uma proposta na semana que vem.
Novo leilão de arroz
Enquanto isso, o edital do novo leilão continua em elaboração. Para minimizar o risco de irregularidades no certame, o governo resolveu incluir, desta vez, a participação da Advocacia Geral da União e da Controladoria-Geral da União.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.