A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), acusada de utilizar verba de campanha para um procedimento estético durante as eleições de 2022.
Segundo TRE, a deputada realizou o procedimento estético com verba pública de campanha eleitoral durante as eleições de 2022.
O Ministério Público Eleitoral apontou a denúncia sobre a deputada e citou que uma clínica no Amapá usou R$ 9 mil de verba pública para procedimentos estéticos.
Deputada se manifesta
Ela se mostrou surpresa com o fato de a cassação ter ocorrido justamente após sua participação em denúncias.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), foram realizados dois repasses. Waiãpi negou categoricamente as acusações.
Além disso, argumentou que não esteve no consultório na data mencionada e que não realizou harmonização facial nem qualquer procedimento dentário.
Quem é a deputada Silvia Waiãpi?
A deputada tem 48 anos e nasceu em uma aldeia no Amapá. Antes de ingressar na política, Silvia já foi atriz da Rede Globo e atleta do Vasco da Gama. Ela também é reserva do Exército Brasileiro.
Na Globo, Silvia interpretou uma indígena na novela “Uga Uga”, da TV Globo, em 2000.
A deputada foi secretária da Saúde Indígena do Ministério da Saúde no governo Bolsonaro, em 2020.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.