Ícone do site Portal Norte

Governo Federal se prepara para nova seca no Norte

seca no amazonas 2024

A seca deste ano pode ser tão ou mais severa que a de 2023 - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo Lula (PT) anunciou nesta quarta-feira (19) o investimento de R$ 500 milhões para mitigar os efeitos da forte seca que atinge a região Norte do Brasil. O valor é quase quatro vezes maior do que o empenhado no ano passado.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) assinou editais de contratação para serviço de dragagem em quatro trechos dos rios Amazonas e Solimões. Por esta técnica  realiza-se processo de limpeza, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de resíduos presentes no fundo de rios para aprofundar portos e vias navegáveis.

Receberão o serviço de dragagem os trechos entre Manaus-Itacoatiara; Coari-Codajás; Benjamin Constant-Tabatinga; e Benjamin Constant-São Paulo de Olivença.

Seca em 2023

No segundo semestre de 2023, Manaus presenciou uma das piores secas da região. A estiagem extrema trouxe falta de acesso à água potável e baixa qualidade de ar devido à fumaça das queimadas nas cidades vizinhas.

A seca histórica afetou também drasticamente o transporte hidroviário. A indústria do Amazonas estima que o sobrecusto nas operações de logística durante o período foi de R$ 1,4 bilhão.

Seca em 2024

Para Marcelo Thomé, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e CEO do Instituto Amazônia+21, a “Amazônia já convive com uma nova seca”.

“Estamos em junho, apenas no começo da vazante, e os rios já baixaram muito. Até outubro, novembro, isso pode ficar tão grave, senão mais grave que a situação do ano passado. Isto é terrível para a vida, para o bioma e para a economia na região”, destaca.

Em maio, boletim hidrológico da Bacia do Amazonas, feito pelo Serviço Geológico do Brasil, fez o alerta para uma seca em 2024 tão ou mais severa que a do ano passado.  A Defesa Civil chegou a sugerir à população que armazene água potável, alimentos e medicamentos.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile