O consumo de eletricidade no Brasil, no primeiro trimestre de 2024, teve um aumento relevante em comparação ao mesmo período do ano passado. Dados do Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) demonstram um aumento médio de 7,3%.

O maior índice de aumento foi na classe residencial: 12,3%.  As classes comercial e industrial também tiveram expansão expressiva, de 8,4% e 3,8%, respectivamente.

Série histórica

O consumo de energia elétrica da classe comercial, de janeiro a março deste ano, atingiu o maior valor trimestral desde o início da série histórica da EPE, em 2004. Os 26.942 Gwh consumidos no período superaram o recorde registrado no último trimestre do ano passado. 

O consumo de eletricidade das residências no país, 46.242 Gwh, também superou o recorde estabelecido no trimestre anterior.

Estima-se que o desempenho positivo do setor de comércio e serviços, o calor e as altas temperaturas no país estimularam o aumento do consumo.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.