O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta quarta-feira (26), que vai enviar uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) para combater os incêndios no Pantanal.
Ainda nesta segunda-feira (24), o Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência diante das chamas que assombram o estado. A equipe de bombeiros parte na madrugada de hoje.
Bombeiros rumo a missão
Segundo o GDF, os profissionais contarão com ferramentas de combate ao incêndio, como abafadores, sopradores e bombas costais. Até o momento, as chamas já consumiram 600 mil hectares do bioma.
Ao todo, a missão vai durar 30 dias com a possibilidade de prorrogação para 90 dias caso seja necessário. A partir de agora, os brigadistas que já estão atuando no combate aos incêndios no Pantanal ganharão um importante reforço de bombeiros que dominam técnicas necessárias para o serviço.
Leia mais: Ministro das Comunicações acompanha Blitz da Telefonia em Brasília
O Comandante-geral do CBMDF, Sandro Gomes afirma que a principal preocupação da missão é com a preservação da vida, especialmente da vida animal.
“A nossa maior preocupação é com a vida. E quando falamos de vida, falamos da natureza e dos animais que estão sendo acometidos pelo fogo”, disse o comandante.
A Secretaria de Segurança Pública do DF e junto da força nacional, conversaram com o grupo de bombeiros sobre a missão. Com isso, o governador do DF, Ibaneis Rocha e os bombeiros atenderam a demanda.
“Os nossos coirmãos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul já estão neste combate há meses. Então, quando a Secretaria Nacional de Segurança Pública, juntamente com a Força Nacional, conversou conosco (sobre a missão), o governador Ibaneis Rocha de pronto atendeu a demanda”, disse Sandro Gomes.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.