Começa a valer, a partir desta segunda-feira (1), o pagamento de passagens com cartões de crédito e débito nos ônibus do Distrito Federal. Ao todo, 52 linhas do Sistema de Transporte Coletivo do DF deixaram de aceitar dinheiro em espécie.
Além de cartões bancários, os validadores/sensores também aceitarão a transferência feita por dispositivos de aproximação, cartão Vale Transporte, Cartão Mobilidade entre outros.
Nova forma de pagar
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves a novidade chega para trazer mais modernidade e segurança para o transporte coletivo do DF. Além disso, a transição do dinheiro para o cartão ocorrerá de modo gradativo, ou seja, aos poucos e inicia nesta segunda-feira.
Para facilitar os passageiros, o estado disponibiliza 128 postos de recarga de cartões para que os mesmos não tenham complicações durante o dia. Com isso, o secretário também afirma que os postos abrirão portas para os cobradores, que não realizam mais a sua tradicional função dentro dos ônibus.
Quanto as linhas de ônibus, que já aceitam a nova forma de pagamento, as mesmas estão distribuídas da seguinte forma:
- 10 veículos da linha Piracicabana;
- 15 veículos da linha Pioneira;
- 7 veículos da linha Urbi;
- 10 veículos da linha Marechal;
- 10 veículos da linha BsBus;
Dinheiro em desuso
Segundo estudos da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), o uso do dinheiro nos ônibus que circulam o DF está diminuindo. Além disso, a pesquisa aponta que em 2023 apenas 31% dos pagamentos ocorreram com dinheiro em espécie.
Ademais, outros estados já estão aderindo ao novo sistema de pagamento, como São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.