Ícone do site Portal Norte

Programa Mais Médicos contratará mais 3.184 profissionais

Meta do governo para o programa Mais Médicos é operar com 28 mil profissionais - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O programa Mais Médicos vai abrir edital para contratação de 3.184 profissionais.  O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em seu perfil na rede X.

“Quando assumimos, eram menos de 13 mil médicos pelo programa. Hoje, temos cerca de 25 mil”, afirmou a ministra.

Com informações adicionais prometidas ainda para esta segunda-feira (1º), a ministra afirmou que o novo edital vai permitir a reposição de vagas com vista a chegar à meta de 28 mil médicos. 

“O novo edital nos permite repor vagas, para retomarmos a meta de 28 mil médicos. O Mais Médicos é uma realidade, e faz diferença, numa Saúde da Família que hoje permite horários de atendimento estendidos, como na Bahia, onde já temos 80% de cobertura.”

Cotas

Nísia Trindade acrescentou que, pela primeira vez, o edital seguirá a política de cotas. “São 20% das vagas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência. Seguimos assim nossa visão de inclusão. Vamos divulgar o edital! Temos muitos médicos aguardando essa oportunidade”.

Programa Mais Médicos

Lançado em julho de 2013, durante o governo da então presidente Dilma Rousseff, o programa Mais Médicos busca aumentar a presença de profissionais de saúde em áreas carentes e comunidades remotas do Brasil. 

O objetivo é ampliar o acesso da população a atendimento médico de qualidade, reduzindo desigualdades regionais no sistema de saúde. O programa prioriza a contratação de médicos brasileiros, mas também conta com profissionais estrangeiros para suprir a demanda nas regiões mais necessitadas.

Desde sua criação, o Mais Médicos já enviou milhares de profissionais a diversos municípios, beneficiando milhões de brasileiros. Além de proporcionar atendimento, o programa também investe na infraestrutura das unidades de saúde e na formação de novos profissionais, garantindo melhorias duradouras no sistema de saúde pública.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile