Nesta segunda-feira (1), iniciou-se a transição do dinheiro para o cartão de crédito nos ônibus do Distrito Federal. Diante disso, a grande dúvida é referente a situação dos cobradores de ônibus.
Sem a necessidade de haver o uso do dinheiro nos veículos de transporte coletivo, o emprego dos cobradores de ônibus do DF pode estar ameaçado.
Secretaria esclarece situação
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em contato com o Portal Norte, afirmou que os cobradores seguem com suas funções até o momento. Além disso, a pasta disse que os cobradores estão atuando para tirar dúvidas de passageiros.
“Durante o período de implantação dos novos meios de pagamento, os cobradores vão permanecer nos ônibus para orientar sobre o uso da tecnologia, além dos benefícios do usuário adquirir o Cartão Mobilidade e como fazer a recarga”, disse a Secretaria.
Como a mudança ocorrerá de maneira gradativa, ou seja, aos poucos a decisão acerca da manutenção do emprego dos cobradores ainda não está definida de fato.
Contudo, o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves já afirmou diversas vezes que os mesmos poderiam trabalhar nos pontos de recarga. A ideia do novo local de trabalho dos profissionais se baseia na possibilidade de não haver mais necessidade de sua presença nos ônibus.
Cartão Mobilidade
Uma das novidades, citadas pela Semob, é o Cartão Mobilidade que pode ser usado pelos passageiros para pagar pela passagem. Ademais, o cartão possibilita uma integração tarifária, a qual o usuário pode realizar até 3 embarques.
Entretanto, os passageiros devem se atentar, pois o limite de tempo para uso do cartão nos sensores/validadores é até 3h e pagando uma única taxa de R$ 5,50. A primeira via do Cartão Mobilidade é gratuita e pode ser adquirida no app do BRB Mobilidade.
Além disso, outros cartões que fazem parte do sistema de Bilhetagem são: Cartão Vale-Transporte, Passe Livre Estudantil, entre outros. Apesar do fim do dinheiro em espécie, os diversos pontos de recarga ao redor da capital aceitam pagamento em dinheiro.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.