Os médicos do Hospital Sírio-Libanês de Brasília realizaram, em maio de 2024, a primeira cirurgia com óculos de realidade virtual. A novidade auxiliou os cirurgiões na remoção de um tumor no pulmão de um paciente.
De forma pouco invasiva, os médicos retiraram parte do pulmão do paciente, que fazia tratamento de câncer.
Benefícios
Através da ampla visão, proporcionada pela tecnologia, os cirurgiões não precisaram abrir o peito do paciente. Além disso, o óculos 3D utilizado na cirurgia combinou diversos dados em tempo real.
Com isso, os profissionais puderam estar atentos aos sinais vitais do paciente enquanto observavam as imagens virtuais do pulmão do mesmo projetadas. Dessa forma, a tecnologia ampliou as chances de eficiência do procedimento dando melhor orientação acerca da profundidade do câncer.
Segundo o médico Humberto Alves de Oliveira, que foi o responsável pelo procedimento, a tecnologia evitou que o paciente tivesse um sangramento maior ou qualquer outra complicação.
Além disso, o profissional afirma que os óculos possibilitaram “uma cirurgia mais rápida e menos traumática para o paciente, que foi para casa 48 horas após o término da cirurgia”.
Leia mais: Crimes cometidos em saídas temporárias terão punições rígidas
Sobre o paciente
O servidor público aposentado, José Maria Cardoso tem 65 e aceitou ser o primeiro paciente na cirurgia auxiliada pela realidade virtual. Ele recebeu o dignóstico de câncer no pulmão em estágio inicial em outubro de 2023.
Ao todo, o procedimento durou 2h e José Maria recebeu alta dois dias depois para seguir com a recuperação em casa.
Com informações do Metrópoles.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.