O governo Lula deve liberar cerca de R$ 100 milhões para o combate ao fogo no Pantanal, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O dinheiro será liberado por meio do Ministério do Planejamento.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Siva, visitaram e sobrevoaram as áreas atingidas pelas chamas.
Durante a visita, Tebet chegou a dizer que o que aconteceu no Pantanal “não foi por omissão ou falta de planejamento do governo federal, ou estadual, também não foi por falta de recursos”.
Os incêndios no Pantanal viraram alvo de investigação da Polícia Federal. Marina Silva afirmou que 85% dos incêndios de hoje são resultados de ações humanas.
Além dos incêndios, o Pantanal também vive uma estiagem severa, com escassez hídrica em toda a bacia.
Queimadas no Pantanal
O fogo já queimou 520 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul este ano, segundo dados divulgados pelo governo estadual.
O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência no estado devido aos incêndios.
As cidades mais atingidas pelo fogo são: Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde. As chamas consumiram 541 mil hectares do Pantanal Mato-grossense entre janeiro e junho deste ano, área três vezes maior que a cidade de São Paulo.
O número é 2.000% maior que o de 2023, que teve 17 mil hectares afetados pelos incêndios. O Governo Federal já enviou sete aviões e um helicóptero para reforçar os trabalhos de combate às queimadas na região.
Para o combate às queimadas, já são mais de 250 agentes federais atuando, incluindo brigadistas e agentes da Força Nacional, que devem ficar por pelo menos 60 dias na região.
Vejas as fotos do incêndio:
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.