O pagamento com cartões de crédito e débito no ônibus do Distrito Federal começou a valer nesta segunda-feira (1). Já no primeiro dia, o uso do dinheiro no transporte coletivo diminuiu cerca de 5,5% na capital.
No primeiro dia dos sistemas 100% eletrônicos nos ônibus do DF, o pagamento com dinheiro em espécie sofreu uma queda de 24,5% para 19,4%. Com isso, ocorreu a adesão efetiva das pessoas ao novo sistema.
Nova forma de pagamento em ônibus
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a participação dos passageiros foi maciça “tanto para efetuar o pagamento da passagem por meio de cartões quanto para fazer a recarga do Cartão Mobilidade por meio do Pix”.
Ao todo, 24.483 pessoas ao redor da capital federal fizeram recarga na hora do pagamento por meio do PIX, e somente no primeiro dia do novo sistema. Em 2023, apenas 8% das recargas ocorreram de modo digital, mas o titular da pasta afirma que em 2024 o número aumentou para 57%.
Linhas
Quanto as linhas de ônibus, que já aceitam a nova forma de pagamento, as mesmas estão distribuídas da seguinte forma:
- 10 veículos da linha Piracicabana;
- 15 veículos da linha Pioneira;
- 7 veículos da linha Urbi;
- 10 veículos da linha Marechal;
- 10 veículos da linha BsBus;
Além disso, o Governo do DF (GDF) disponibiliza 25 novos pontos de recarga para cartões ao redor da capital para facilitar o dia a dia dos passageiros. Contudo, as pessoas devem se atentar aos cartões que fazem parte do sistema de Bilhetagem.
Entre estes estão, Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, Passe Livre Estudantil entre outros.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.