O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá seu resultado divulgado no dia 21 de novembro. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck divulgou a informação nesta quinta-feira (4).
Ainda nesta quinta-feira, a ministra divulgou o novo cronograma oficial para o CPNU. A princípio, as provas ocorreriam no dia 5 de maio, mas a data mudou para o dia 18 de agosto.
Provas do concurso
O Ministério da Gestão e Inovação, também esclareceu que os locais das provas serão divulgados no dia 7 de agosto. Além disso, o concurso deste ano prevê algumas mudanças como o reembolso para quem desistir de fazer a prova na nova data.
Contudo, as pessoas devem estar atentas para o prazo de solicitação de reembolso, de 5 a 7 de julho. Para os que quiserem solicitar a troca do local de prova, o prazo será o mesmo.
Leia mais: Lei Vinícius Jr cria grupo de trabalho para combater racismo
Entre outras alterações no concurso, estão:
- Poderão alterar o local de prova aqueles com residência no Rio Grande do Sul e que fariam a prova em outros estados;
- Poderão alterar o local de prova aqueles com residência em outros estados e que fariam a prova no Rio Grande do Sul;
- Em caso de eventos que afetem a Infraestrutura do local, impedindo a realização da prova de pelo menos 0,5% dos inscritos haverá uma nova aplicação;
Segundo a ministra, as mudanças vão ocorrer para que o governo não tenha que adiar o concurso novamente. Ademais, ela afirma que a nova regra contribuirá de modo que eventos, como o do Rio Grande do Sul, “não prejudiquem ainda mais as populações afetadas.”
Ao todo, o CPNU reúne 2,1 milhões de candidatos oferecendo 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Quanto a nomeação, a mesma está prevista para janeiro de 2025.
Confira o cronograma do concurso:
- Alteração do local de prova: 5 a 7 de julho;
- Devolução da taxa de inscrição: 5 a 7 de julho;
- Disponibilização dos cartões de confirmação: 7 de julho;
- Provas: 18 de agosto;
- Divulgação dos gabaritos: 20 de agosto;
- Divulgação de resultados: 21 de novembro;
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.