Os drones utilizados pelo Exército brasileiro, produzidos no Brasil, vão adquirir capacidade para lançar mísseis. Os primeiros testes acontecerão em 2025.

O drone Nauru 1000C, desenvolvido pela empresa XMobots , será o primeiro drone das Forças Armadas com poder ofensivo.

Atualmente, o equipamento já conta com um sistema de câmeras, e é utilizado  para reconhecimento aéreo, vigilância,  e missões de inteligência. O Nauru 1000C tem autonomia de dez horas de voo e pode alcançar uma velocidade de 110 quilômetros por hora.

A versão do drone com capacidade para lançar míssil tem quase oito metros de envergadura e três de comprimento. O equipamento pode realizar decolagens e pousos verticais automáticos,  mesmo que em ambientes críticos.

Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Avaliação

De acordo com o Exército, a versão armada do Nauru encontra-se em fase final de avaliação.

“As capacidades relacionadas aos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), mais conhecidos como drones, fazem parte do escopo de três Programas Estratégicos do Exército Brasileiro: Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras(SISFRON), Aviação do Exército (AvEx) e Astros. Há a previsão de obtenção, ainda no atual ciclo do Planejamento Estratégico do Exército (2024-2027), de sistemas equipados com mísseis, tendo como base a plataforma NAURU 1000(XMOBOTS), cuja versão ISR encontra-se em fase final de avaliação”, publicou o Exército.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.