O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está convocando interessados a participar da elaboração do Plano Clima.
O objetivo é fortalecer a participação da sociedade na definição da política climática nacional.
Este plano guiará a política climática brasileira até 2035 e conta com a contribuição da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan) e Nutricional do MDS.
A Pasta integra a Estratégia Nacional de Adaptação, incluindo 15 planos setoriais como o de Segurança Alimentar e Nutricional.
Lilian Rahal, secretária da Sesan, enfatiza a importância de focar nos setores sociais e indivíduos mais vulneráveis para enfrentar os impactos adversos das mudanças climáticas.
“A vulnerabilidade social combinada com os efeitos negativos das mudanças climáticas sobre a oferta de alimentos pode agravar a insegurança alimentar”, disse.
A Secretaria aguarda propostas da sociedade para moldar ações, objetivos e metas da política climática brasileira, visando mitigar seis principais riscos para a segurança alimentar e nutricional.
Os riscos incluem a elevação dos preços dos alimentos, comprometimento do acesso e consumo de alimentos saudáveis, aumento do número de pessoas em situação de insegurança alimentar, entre outros.
Plano Clima
Desde o final de 2023, o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), está liderando a elaboração do Plano Clima.
O grupo é formado por representantes de 18 ministérios, em colaboração com a Rede Clima e o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima.
Segundo o MDS, para contribuir com o Plano Clima, os interessados podem submeter até três propostas e votar em outras dez ideias prioritárias.
As sugestões mais respaldadas na Plataforma Brasil Participativo serão consideradas pelo governo na formulação do Plano Clima.
Os interessados devem enviar contribuições pela plataforma Brasil Participativo até 5 de agosto.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.