O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda oficial na Bolívia, nesta terça-feira (9). Um dia após o país vizinho formalizar o ingresso como membro pleno do Mercado Comum do Sul (Mercosul), Lula se reuniu com o presidente Luís Arce e sua equipe de ministros.
O encontro foi na cidade de Santa Cruz de La Sierra, principal centro econômico e financeiro boliviano.
América do Sul unida
Ao final da reunião bilateral, os dois líderes fizeram uma declaração à imprensa. Lula disse que o encontro é a inauguração de uma “nova era” na relação Brasil-Bolívia e destacou a necessidade incontornável de integração regional entre os países do continente sul-americano.
“Não existe saída individual para nenhum país na América do Sul. Ou nós nos juntamos, formamos um bloco, tomamos decisões conjuntas e executamos as decisões, ou vamos continuar mais um século sendo países em vias de desenvolvimento”, afirmou Lula.
O presidente também listou uma série de acordos assinados, incluindo os de acesso à saúde e combate ao crime organizado.
“Assinamos diversos projetos para fortalecer a capacidade de agentes públicos de combater o tráfico de pessoas, de drogas e melhorar a gestão migratória. Também iniciamos a negociação para viabilizar o acesso de brasileiros à saúde pública na Bolívia e, da mesma forma, que bolivianos possam utilizar o Sistema Único de Saúde no Brasil”, enumerou.
Integração física
Lula também citou os projetos de instalação de uma fábrica de fertilizantes na fronteira seca entre os dois países. A planta será entre Corumbá, Mato Grosso do Sul, e Porto Quijaro.
Outra obra anunciada foi a construção de uma ponte binacional sobre o Rio Mamoré, entre Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia.
Sobre o tema da integração, Luís Arce afirmou que é preciso avançar nas conexões rodoviárias e ferroviárias entre os países, para encurtar as distâncias entre as saídas para os oceanos Pacífico e Atlântico.
“Um dos caminhos para enfrentar todos os problemas que temos na região passa pela integração física das infraestruturas [de] que precisamos. Nós já avançamos em muitos temas, mas a integração física é aquela que menos enfatizamos”, declarou o presidente brasileiro.
Esta é a primeira vez que Lula visita o país vizinho em seu terceiro mandato. Já o presidente da Bolívia esteve no Brasil quatro vezes ao longo do último ano.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.
* Com informações da Agência Brasil