A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (8), o Projeto de Lei (PL) que torna obrigatório o teste de autismo em crianças de 2 anos.
Desde 2017, a sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o teste M-CHAT/R-F para o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA).
Teste de autismo
O teste de autismo M-CHAT/R-F, é um instrumento de análise composto por 23 perguntas, que devem ser respondidas por pais ou responsáveis. Além disso, o teste é simples e apresenta alta sensibilidade e precisão.
Atualmente, existem 30 tipos de instrumentos para identificar o autismo em pessoas. Entretanto, o M-CHAT/R-F é o mais conhecido e utilizado. Entre os sinais que podem indicar o autismo em crianças, estão:
- Dificuldade para interagir e se comunicar;
- Apresentar interesse por uma quantidade estreita de assuntos;
- Realizar atividades de forma repetitiva;
Leia mais: Vigilantes de hospitais públicos do DF entram em greve
Tramitação
O relator do texto, deputado Geraldo Resende (PSDB-RS) emitiu parecer favorável ao projeto. Segundo ele, o teste é de extrema importância para as crianças, para que os pais consigam identificar traços do autismo.
“Existe consenso de que o tratamento do TEA deve ser precoce, pois, assim, seriam possíveis melhorias cognitivas e comportamentais significativas, o que se traduz em maior independência para as atividades de vida diária”, disse o relator.
Após a aprovação, o texto ainda será analisado pelas comissões de Saúde, de Fianças e Tributação e de Constituição de Justiça e Cidadania. Ademais, a matéria tramita em carácter conclusivo.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.