A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) voltou ao centro das atenções nesta semana. A retirada do sigilo da operação que investiga a ação ilegal de alguns agentes lotados no órgão trouxe os holofotes para a organização. Mas, afinal, o que é a Abin e como ela funciona?
Fundada em 7 de dezembro de 1999, agência é a principal organização de inteligência do Brasil. Criada para suceder o Serviço Nacional de Informações (SNI), a Abin tem a missão de planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país, com o objetivo de fornecer subsídios para as decisões do Governo Federal.
A Abin está diretamente subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O GSI é responsável por coordenar a política nacional de inteligência, bem como garantir a segurança do presidente e da vice-presidência. No organograma federal, a ABIN desempenha um papel crucial, integrando as informações provenientes de diversas fontes para fornecer uma análise precisa e abrangente das ameaças e oportunidades para o Brasil.
As atividades típicas da Abin incluem a coleta e análise de dados estratégicos sobre segurança nacional, defesa, relações internacionais e combate ao terrorismo. A agência também desempenha um papel fundamental na proteção das infraestruturas críticas do país e na prevenção de crimes cibernéticos. Outra função vital da AbinABIN é a produção de relatórios de inteligência que apoiam as decisões do governo em áreas como política externa, economia e segurança interna.
Ação internacional
A Abin opera em consonância com a Lei nº 9.883/1999, que estabelece as diretrizes para o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). Trata-se do conjunto de órgãos governamentais responsável pela produção de conhecimentos de interesse das atividades de inteligência, em especial aqueles ligados à defesa externa, segurança interna e relações exteriores.
Além disso, a Abin atua em parceria com agências internacionais para enfrentar ameaças globais, promovendo a troca de informações e a cooperação em ações conjuntas.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.