Desde 28 de junho, o Comando Conjunto da Operação Pantanal da Força Aérea Brasileira (FAB) começou a combater os incêndios no Pantanal.
Até agora, já lançou 336 mil litros de água nos focos de incêndio na região. Além disso, somente nesta quinta-feira (11), em dois voos, a FAB despejou 24 mil litros de água nas áreas atingidas pelo fogo.
Segundo a Força Aérea, os voos utilizam o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System).
Esse equipamento, com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, pode descarregar até 12 mil litros em áreas de incêndio.
O major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão no Pantanal Sul-Mato-Grossense, destacou que, pela primeira vez, a FAB opera o sistema MAFFS instalado no KC-390 Millennium em uma situação real.
Além disso, Santos afirmou que a equipe realizou diversos treinamentos simulados para preparar pilotos e tripulantes.
Ele explicou que, inicialmente, a operação com o sistema MAFFS ocorre em etapas de coordenação em solo, e avaliação do local.
Posteriormente, a equipe mantém contato com a equipe em solo, realiza uma primeira passagem para precisão e segurança, e, finalmente, realiza o sobrevoo para o lançamento da água.
Combate a incêndios
Nesta manhã, o governo federal assinou uma media provisória que dispõe de R$ 137 milhões para combater incêndios no Pantanal.
Segundo o governo, a medida visa adotar ações emergenciais para enfrentar o alto número de focos de incêndio e da área queimada na região pantaneira.
Os recursos serão direcionados ao Departamento de Polícia Federal, ao Fundo Nacional de Segurança Pública, às operações de combate aos incêndios florestais pelo IBAMA e ICMBIO.
Também nesta semana, o governo assinou a medida que dispõe sobre o prazo de recontratação de pessoal por tempo determinado para atuar no combate às queimadas.
Além disso, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, disse que 55% dos focos registrados estão extintos.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.