Ícone do site Portal Norte

Governo anuncia novas iniciativas voltadas para pessoas com deficiência

Anúncio do Governo Federal prevê novas iniciativas para pessoas com deficiência

Anúncio do Governo Federal prevê novas iniciativas para pessoas com deficiência. Foto: Tatiana Nahuz/MDHC

O governo federal vai anunciar nesta quarta-feira (17), em Brasília, iniciativas voltadas às pessoas com deficiência.

Entre elas, a criação do Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA), que visa facilitar a emissão padronizada da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente deve incluir na pauta o anúncio do Relatório Final do Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência.

O Governo Federal lançou o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Novo Viver sem Limite) em novembro de 2023, reunindo cerca de 100 ações e investindo R$ 6,5 bilhões em iniciativas para pessoas com deficiência.

As novas iniciativas se juntam a este plano. Além disso, o pacote de anúncios incluirá também a formalização de parcerias e o lançamento de uma consulta pública.

As entregas encerram a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Conferência

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania convocou a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorreu de 14 a 17 de julho de 2024, na capital federal.

Durante o evento, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC) reuniram representantes governamentais e da sociedade civil de todas as regiões do Brasil.

O objetivo foi identificar desafios, debater prioridades e formular políticas inclusivas para garantir direitos em todo o país.

Novo Viver sem Limite

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi apresentado em todas as conferências estaduais e distrital realizadas neste ano.

Além disso, todos os eixos temáticos estão incluídos no conjunto de ações previstas nesta política pública do governo federal, lançada em novembro de 2023.

Segundo o governo federal, o plano prevê R$ 6,5 bilhões de investimentos nas áreas de gestão, enfrentamento ao capacitismo, acessibilidade e promoção dos direitos sociais.

Até o momento, o novo plano já concluiu 12 das 95 ações anunciadas, em três estados: Piauí, Bahia e Maranhão.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

Sair da versão mobile