O Governo Federal manteve em 2,5% a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024.
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulgou a informação, nesta quinta-feira (18), em seu Boletim Macrofiscal.
No ano de 2023, o PIB apresentou estimativa de crescimento de 2,9% em comparação com 2022. Apesar de manter em 2,5% a estimação para 2024, o governo espera uma desaceleração no ritmo de crescimento da economia do Brasil.
Mesmo assim, a estimativa ainda está acima da projeção do mercado financeiro, que prevê um crescimento de 2,11% neste ano. Esta projeção foi divulgada pelo Banco Centra (BC) no Boletim Focus.
Inflação
De acordo com a Fazenda, a estima para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 é ruim. Ainda em maio deste ano, a pasta projetou a inflação em 3,70%. Entretanto, a previsão mudou para 3,9%.
Segundo o Boletim Macrofiscal, a estima em questão leva em consideração os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul e os reajustes recentemente anunciados para os preços da gasolina.
Leia mais: Gasolina e etanol vão aumentar de novo no DF
Quanto maior o valor da inflação, menor é o poder de compra das pessoas, principalmente das que ganham salários baixos.
PIB nos próximos anos
Para o ano de 2025, a estimativa de crescimento do PIB caiu de 2,8% para 2,6%. De acordo com o documento, essa mudança se deve ao fato de que houve uma pausa no corte de juros do Banco Central neste ano, apontado pelas estimativas de mercado.
Já para 2026, a expectativa do governo é de que o PIB suba de 2,5% para 2,6% avançando positivamente.
Com informações do G1.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.