A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começou em julho, a enviar mensagens para reforçar a vacinação de crianças menores de 1 ano.
Ao todo, mais de 4 mil mensagens foram disparadas via WhatsApp aos pais de crianças que estão com cartões de vacinação desatualizado.
O texto não solicita informações sobre os menores, pois as mensagens já contém os dados pessoais. Porém, o responsável deve sempre confirmar se a mensagem contém o logo oficial do GDF.
Procedimento
Através de uma interação automática, o sistema perguntará se a pessoa que atender a ligação é o responsável da criança. Ao confirmar, a secretaria informará sobre a vacina que está em atraso, contra qual doença protege e os riscos de não tomar.
Leia mais: Homicídios caem, mas feminicídio cresce no Brasil em 2023
Com isso, o Governo do DF (GDF) visa que as crianças menores de 1 ano atualizem a caderneta de vacinas e aumentem a cobertura vacinal.
A Coordenadora da Atenção Primária da SES, Sandra Araújo afirma que “a vacinação protege contra doenças que podem ter consequências severas ou fatais em crianças, além de ajudar a prevenir a propagação”.
Vacinação
De acordo com a Secretária de Saúde, os menores devem priorizar a vacinação contra as seguintes doenças:
- Difteria
- Tétano
- Coqueluche
- Hepatite B
- Influenza B
- Poliomielite
- Pneumocócica 10
Dessa forma, o GDF busca no serviço de mensagens enviadas uma forma de ampliar a cobertura vacinal de crianças menores de 1 ano. Além disso, a SES afirma que as mensagens tem apresentado resultados muito positivos e se mostrado muito eficiente.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.