O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou nesta sexta-feira (19) que os aeroportos brasileiros não sofreram impactos com o apagão cibernético.
O apagão atinge diferentes redes e aplicativos ao redor do mundo.
Segundo Costa Filho, os problemas globais enfrentados pelos aeroportos não causaram consequências no Brasil.
“Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido a um pagamento cibernético. Até o presente momento, não houve impacto significativo nas operações dos aeroportos brasileiros”, escreveu o ministro nas redes sociais.
Além disso, ele disse que o governo segue monitorando a situação junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Aeroportos afetados
Na manhã desta sexta-feira (19), uma falha nos sistemas de tecnologia da informação afetou atividades globais, incluindo companhias aéreas, empresas ferroviárias e telecomunicações.
Como resultado, companhias aéreas dos EUA, como Delta e American Airlines, suspenderam seus voos devido a problemas de comunicação.
A Ryanair, a maior da Europa, aconselhou os passageiros a chegarem com antecedência aos aeroportos.
Além disso, a pane também afetou aeroportos em Berlim, Amsterdã, Hong Kong e em todos os aeroportos da Espanha.
Simultaneamente, hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico enfrentaram dificuldades. No entanto, o CEO da CrowdStrike informou que a falha foi identificada e está sendo corrigida.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.