Após a desistência de Joe Biden da candidatura nas eleições norte-americanas, ministros do governo Lula usaram as redes sociais para repercutir o assunto.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que a decisão de Biden demonstra uma enorme grandeza no meio político. Ela também comentou que espera que o diretório do partido Democrata tenha sabedoria na hora de escolher o próximo concorrente.
“Política não é personalismo, mas, sim, serviço a favor das ideias e valores. Biden dá demonstração enorme de grandeza política ao compreender que os Democratas precisam de um fato novo para enfrentar o conservadorismo extremista que ameaça o mundo. Que os Democratas tenham o mesmo altruísmo e sabedoria na escolha para confrontar o extremismo”, disse Tebet na rede social X (antigo Twitter).
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse também na mesma rede social, que a desistência de Biden é uma grande decisão para derrotar a extrema direita americana.
“Biden desiste de ser candidato a presidente dos EUA. Nova convenção escolherá o novo candidato dos Democratas. Grande decisão para derrotar a extrema direita norte-americana”, escreveu Paulo Teixeira.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a desistência causará uma “reviravolta” na eleição dos Estados Unidos.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou como um “importante simbolismo” a decisão de Joe Biden.
“Decisão de Joe Biden de desistir da reeleição carrega um importante simbolismo: nenhum projeto pessoal pode estar acima da construção de uma maioria eleitoral que preserve a democracia. Foi assim no Brasil e na França, será assim nos EUA. Aqui, o campo democrático precisa manter-se unido, não podemos vacilar”, pontua Freixo.
Nos bastidores alguns ministros comemoraram de forma discreta a decisão do presidente dos Estados Unidos. Na avaliação deles, com Biden na disputa seria “impossível” derrotar o candidato do Partido Republicano, Donald Trump.
Desistência da candidatura
O presidente dos Estados Unidos anunciou neste domingo (21) que deixará a corrida eleitoral. Ainda assim, ele disse que cumprirá o restante de seu mandato. Biden disse que falará à população com mais detalhes esta semana.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.