A redução da jornada de trabalho em quatro dias semanais é alvo de discussão no Senado Federal.

Em breve, o Brasil poderá se juntar a outros países que adotaram a diminuição das horas trabalhadas.

Além de uma semana mais curta, os trabalhadores brasileiros terão dias a mais para descansar o que pode aumentar a produtividade. Veja, a seguir, alguns dos países que já adotaram este modelo.

Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos foram o primeiro país a adotar a jornada de trabalho em quatro dias semanais. Em 2022, a regra passou a vale para todos os órgãos públicos, que passaram a trabalhar 36h semanais. Já para empresas privadas, o modelo segue como facultativo.

Reino Unido

No Reino Unido cerca de 60 empresas já realizaram um teste no modelo de quatro dias de trabalho durante seis meses. As unidades puderam optar em seguir com as mesmas 32h divididas em 5 dias ou aceitar as 8h divididas em 4 dias.

No teste tanto a remuneração quanto benefícios permaneceram inalterados.Dessa forma, após o período de teste, 90% dos funcionários participantes disseram que gostariam de seguir trabalhando apenas com quatro dias semanais. 54% dos mesmos acharam mais fácil conciliar a vida pessoal e profissional.

Bélgica

Além disso, na Bélgica os profissionais podem escolher se trabalham por quatro ou cinco dias semanais, mantendo a mesma carga horária. Portanto, a jornada de trabalho é de 38h. Entretanto, os trabalhadores podem optar pelas 45h semanais, ou seja, cinco dias, e reduzir as horas extras na semana seguinte.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.