O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a União Europeia anunciaram nesta segunda-feira (22) a formalização da doação da União Europeia (UE) ao Fundo Amazônia no valor de 20 milhões de euros, aproximadamente R$120 milhões.
O acordo foi firmado pelo presidente do Banco de Desenvolvimento, Aloizio Mercadante e pela comissária da UE, para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, durante o 4º Fórum Brasil-União Europeia, no Rio de Janeiro.
“Essa sinalização é muito importante porque é uma contribuição do conjunto dos 27 países que fazem a União Europeia. Tem um significado maior, dá muito respaldo e credibilidade ao Fundo Amazônia”, afirmou o presidente do BNDES.
“Estou muito orgulhosa de afirmar o compromisso da União Europeia para com a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Amazônia é um tesouro natural e indispensável para a biodiversidade de nosso planeta” afirmou Urpilainen.
Segundo informações do banco de fomento estatal, o Fundo Amazônia tem hoje R$ 3,9 bilhões em recursos. Colabora com 114 projetos, como o Arco da Restauração e o Corpo de Bombeiros, que combate incêndios em regiões de florestas nativas. Os recursos destinados aos projetos não são reembolsáveis.
Ao explicar as razões por trás da decisão, Jutta Urpilainen salientou que essa decisão da Comissão Europeia está alinhada com compromisso da UE para atingir objetivos de desenvolvimento sustentável, pelo mundo.
A contribuição, notou ela, poderá fortalecer os esforços do governo brasileiro em combater o desmatamentoflorestal na região amazônica.
A comissária comentou que, com esse anúncio, a UE alinha-se a alguns Estados-membros do grupo econômico, que já fizeram contribuições ao fundo.
“Este novo compromisso se alinha com o compromisso mais amplo da União Europeia em termos de atingir objetivos de desenvolvimento sustentável”, destacou.
Urpilainen pontuou também que o objetivo da UE em realizar ações como a contribuição anunciada é de apoiar projetos com impacto catalisador, com potencial de produzir resultados tangíveis em termos da conservação da floresta e gestão sustentável dos recursos florestais.
O que está por trás do Fundo Amazônia
O Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES, visa captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.