A possibilidade da candidatura de Kamala Harris à presidência dos Estados Unidos foi conisderada um “avanço” pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia.
A vice-presidente americana entrou na corrida eleitoral para a Casa Branca após a desistência de Joe Biden.
A ministra disse nesta terça-feira (23) que “sempre que uma mulher avança, todas avançam com ela independente de ideologia, partido e país”, afirmou em entrevista para a CNN.
Na avaliação da magistrada, a própria candidatura antes mesmo do resultado nas urnas traz repercussões para o universo feminino no mundo.
Cármen Lúcia atualmente é a única mulher na composição do Supremo Tribunal Federal (STF) e ocupa o comando da justiça eleitoral que terá a responsabilidade de gerir as eleições municipais deste ano.
A ministra defende a participação de mais mulheres em espaço de poder e, em diversos recursos, aponta os preconceitos e desafios.
Kamala Harris tem a chance de fazer história como a primeira mulher negra a assumir a presidência dos Estados Unidos.
Desistência de Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, no domingo (21), que não buscará a reeleição, e expressou apoio para que a vice-presidente Kamala Harris se torne a indicada do Partido Democrata para as eleições de 2024.
Eleições 2024: eleitorado feminino
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (18) dados sobre o eleitorado para as eleições de 2024.
Segundo os dados, o Brasil tem 81,8 milhões de brasileiras aptas a votar nas eleições de outubro deste ano. O número do eleitorado feminino representa 52,4% do total de eleitores do país.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.