Fato é que os uniformes dos atletas brasileiros para as Olimpíadas 2024 vem gerando várias críticas. O ministério dos Esportes (Mesp) emitiu uma nota, nesta segunda-feira (22), para esclarecer a situação.
Na nota, a pasta nega qualquer responsabilidade no fornecimento dos materiais destinados aos atletas olímpicos, função da marca Puma e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Ainda nesta segunda-feira, alguns atletas criticaram o kit fornecido pela Puma para a disputa dos olimpíadas de Paris. Durante o dia, circularam informações de que a responsabilidade pela qualidade do material entregue aos atletas seria do Mesp.
É falsa a informação que o Ministério do Esporte (Mesp) seja responsável por confeccionar e fornecer kits de uniforme e equipamentos para a delegação brasileira que irá competir nos Jogos Olímpicos de Paris, disse a pasta em trecho da nota.
Kit de uniformes
Dessa forma, o ministério reforçou que a responsabilidade pelo fornecimento de roupas de viagem, desfile, cerimônia de abertura e dia a dia na vila olímpica é do COB. Já os uniformes de cada modalidade são fornecidos pelas confederações de cada esporte.
Leia mais: Olimpíadas: atleta brasileira critica falta de uniforme tamanho G
Bolsa Atleta
A pasta acrescenta que sua função é participar dos investimentos do Programa Bolsa Atleta. Portanto, o programa presta um auxílio financeiro aos atletas classificados para os jogos olímpicos.
Além disso, o Bolsa Atleta sofreu um reajuste de 10,80% nos valores destinados aos esportistas, que variam de acordo com a categoria de cada um. Em 2024, o programa está completando 20 anos.
Dessa forma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em junho deste ano, que o Brasil tem a obrigação de olhar com atenção para todos os atletas olímpicos que precisam de investimentos.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.