O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos emitiu um alerta, nesta quarta-feira (24), sobre um incidente grave de segurança cibernética. O ocorrido derrubou sistemas utilizados pela administração pública.
Segundo a pasta, os sistemas estão fora do ar desde terça-feira (23) e que não há previsão para o reparo.
Falha de segurança cibernética
De acordo com o Ministério, em nota divulgada hoje, que os funcionários devem buscar soluções alternativas para evitar a paralização de processos urgentes.
Entre os sistemas do governo afetados estão o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funções do Processo Eletrônico Nacional.
Leia mais: TSE rebate críticas de Maduro ao sistema de votação no Brasil
Além disso, a pasta afirmou que “Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR” e que as equipes de TI do Ministério já estão trabalhando para restaurar as funcionalidades dos sistemas o mais breve possível.
Apagão cibernético
Na última sexta-feira (19), um apagão cibernético afetou diversos sistemas ao redor do mundo, inclusive, o do Superior Tribunal Federal (STF). Entre outros setores afetados estão o bancário, aplicativos de alguns bancos apresentaram instabilidade devido a falha cibernética.
Dessa forma, a empresa de segurança cibernética CrowdStrike assumiu total responsabilidade pelo erro e segundo a mesma uma falha de atualização em seu sistema ocasionou a pane em todo mundo.
Com informações do Poder 360.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.