As trocas de farpas entre os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva preocupam o Brasil por diversas razões.
Com as eleições presidenciais da Venezuela se aproximando, o presidente Nicolás Maduro intensificou suas declarações em defesa do processo eleitoral.
Nesta semana, ele afirmou que o Brasil não têm eleições auditadas, ao contrário das eleições venezuelanas marcadas para o próximo domingo (28).
A acusação, já desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), surgiu após Lula expressar seu assombro com a fala de Maduro sobre um possível “banho de sangue” em caso de derrota nas urnas.
Segundo o TSE, o boletim emitido pelas urnas eletrônicas no Brasil “é totalmente auditável”. Além disso, o Tribunal desistiu de enviar observadores para as eleições da Venezuela em resposta às acusações do presidente Nicolás Maduro.
Maduro disse, após a repercussão da declaração de Lula em entrevista a agências internacionais: “Que tome um chá de camomila”.
Em resposta, Lula declarou que Maduro tem que respeitar o resultado democrático das eleições.
Essas trocas de indiretas, portanto, podem ir além de um problema bilateral e podem ter implicações para a estabilidade e os interesses brasileiros.
Brasil x Venezuela
O conflito entre os líderes pode desestabilizar a política regional, afetando a cooperação em áreas essenciais como segurança, comércio e meio ambiente.
Além disso, o comércio e os investimentos brasileiros na Venezuela, especialmente nos setores de energia e infraestrutura podem ficar prejudicados.
Nos últimos vinte anos, as relações econômicas entre Brasil e Venezuela foram marcadas por um comércio bilateral favorável ao Brasil, que obteve financiamento para exportação de bens e serviços de engenharia, investimentos em infraestrutura e uma parceria energética.
Por fim, a postura de Lula e Maduro podem afetar as relações do Brasil com outras nações e complicar a diplomacia brasileira. Isso, devido as diferentes visões dos países da América Latina sobre o governo venezuelano.
Adicionalmente, as declarações de Lula e Maduro podem provocar reações internacionais, e modificar políticas de apoio ou sanções que afetam a posição global do Brasil.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.