O Programa Voa Brasil já está valendo e os aposentados já podem comprar passagens aéreas com valores de até R$ 200,00 por trecho.
O programa, lançado nesta quarta-feira (24) pelo governo federal, foca, nesta primeira fase, em aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Uma das regras é que eles não podem ter viajado de avião nos últimos 12 meses, independentemente da faixa de renda.
O governo federal espera incluir cerca de 1,5 milhão de brasileiros que ainda não utilizaram o transporte aéreo.
Nesse sentido, o objetivo é permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo.
Além disso, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o Voa Brasil Aposentados é o primeiro programa de inclusão social da aviação brasileira, “permitindo que mais brasileiros viagem pelo país, façam turismo ou reencontrem parentes, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico”.
Segundo o ministro, o Voa Brasil opera sem subsídio governamental, baseando-se na oferta voluntária de passagens pelas companhias aéreas.
Por fim, as empresas devem oferecer passagens ociosas ao longo do ano em diversas rotas. Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.
Voa Brasil pronto para decolar
Para utilizar o Voa Brasil, é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. A plataforma do governo federal identifica os usuários digitalmente, o que garante segurança aos serviços digitais.
De acordo com Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “o GOV.BR é focado nos cidadãos, desenvolvido para simplificar a vida das pessoas. Desde o seu lançamento, os usuários não precisam mais se deslocar para utilizar um serviço.”
Atualmente, a plataforma conta com mais de 159 milhões de usuários e oferece cerca de 4.300 serviços digitais.
Para se cadastrar no GOV.BR, o aposentado deve acessar a loja do dispositivo para baixar o aplicativo ou usar um computador.
Após abrir a plataforma, basta digitar o CPF e clicar em “continuar” para criar ou alterar a conta.
Além disso, para aumentar a segurança da conta, o aplicativo oferece a opção de elevar o nível automaticamente usando a câmera traseira para reconhecimento facial.
Mascarenhas destacou que o MGI não vai deixar ninguém de fora da inclusão digital, permitindo que familiares possam ajudar no processo, se necessário.
Saiba mais sobre como comprar passagem aérea pelo programa Voa Brasil no link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/comprar-passagem-aerea-pelo-programa-voa-brasil
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia.