Ícone do site Portal Norte

Lula reclama da ausência de governadores em evento do PAC

Lula citou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e atribuiu a falta de gestores estaduais ao estilo praticado por Bolsonaro (Republicanos) - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou da ausência de governadores na cerimônia  de anúncio de projetos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O evento aconteceu nesta sexta-feira (26), no Palácio do Planalto.

O governo federal promete investir R$ 41,7 bilhões em diversas unidades da federação. Receberão os recursos empreendimentos de mobilidade urbana, saneamento básico, abastecimento de água e drenagem.

Segundo a assessoria do Planalto, dos 27 governadores, apenas oito compareceram ao evento.  Wilson Lima, do Amazonas, foi o único da região Norte a marcar presença.

Três vice-governadores estiveram no palácio: Hana Ghassan (Pará), Felício Ramuth (São Paulo) e José Carlos Barbosa (Mato Grosso do Sul).

Situação semelhante aconteceu em 2023, por ocasião do lançamento do Novo PAC.

Bolsonaro

Em seu pronunciamento, Lula destacou a relevância da classe política mostrar à sociedade que a “convivência democrática respeitosa na adversidade” é importante para cidades, estados e para a União.

O presidente vê na decisão de alguns governadores de não comparecer uma possível influência do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Alguns [governadores] não têm comparecido. Possivelmente, ainda pela imagem negativista de um presidente da República que só viajava para o estado que ele gostava, só viajava para atender amigos e não dava importância para aqueles que pensassem diferente dele. É uma coisa absurda”, disse Lula.

O petista afirmou que os governantes precisam “trazer o Brasil de volta à civilidade” e atuar em parceria.

Governador do RS

A assessoria do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), justificou a sua ausência no evento. Os assessores informaram que o convite chegou na quarta-feira (24).  A viagem a Brasília foi prejudicada em função da logística do estado, já que o aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, ainda não está operando.

O estado gaúcho vai receber R$ 6,5 bilhões do PAC para obras de drenagem, que auxiliarão na prevenção de cheias.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile