O Brasil deu a largada para o desenvolvimento de modelos nacionais de inteligência artificial (IA). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta terça-feira (30) a proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

A entrega foi feita durante a cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Previsto para durar três dias, o evento tem como objetivo construir uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para ser implementada até 2030.

Entre as metas previstas estão equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada com alta capacidade de processamento e desenvolver modelos avançados de linguagem, com dados nacionais que abarcam nossas características culturais, sociais e linguísticas.

Marco histórico

Lula destacou o momento como um marco para a história do Brasil. “O que vocês fizeram hoje de me entregar um documento sobre uma inteligência artificial pensada pelos cientistas brasileiros é um marco para este país”, afirmou.

O presidente disse que na semana que vem vai apresentar o plano numa reunião ministerial. “Eu vou ter uma reunião com ministros para apresentar a proposta e, a partir daí, vamos tomar decisão para saber como vamos fazer essa coisa acontecer”, prosseguiu Lula.

Investimentos 

Os investimentos previstos chegam a R$ 23,03 bilhões até 2028. As medidas visam fortalecer a soberania e promover a liderança global do Brasil em inteligência artificial. Isto se dará por meio do desenvolvimento tecnológico nacional e também de ações estratégicas de colaboração internacional.

Lula vê o documento elaborado por especialistas brasileiros como um marco para o país. “O Brasil precisa aprender a voar. Não podemos depender a vida inteira. Somos grandes, temos inteligência. Precisamos ter a ousadia de fazer as coisas acontecerem,” disse.  

O plano trata do futuro da inteligência artificial e recomenda novas políticas ligadas à tecnologia em áreas prioritárias como saúde, agricultura e meio ambiente. Um dos principais objetivos é “transformar a vida dos brasileiros por meio de inovações sustentáveis e inclusivas baseadas em IA”. O plano também visa a formação, capacitação e requalificação dos trabalhadores para atender à alta demanda por profissionais qualificados.

As recomendações do plano estão divididas em cinco eixos: 

  • infraestrutura e desenvolvimento de IA; 
  • difusão, formação e capacitação em IA; 
  • IA para melhoria dos serviços públicos; 
  • IA para inovação empresarial; e 
  • apoio ao processo regulatório e de governança da IA.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.