O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) esteve a poucos metros de Ismail Haniyeh, líder do Hamas assassinado na madrugada desta quarta-feira (31), horas antes do atentado.

Alckmin estava no Irã representando o Brasil na posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.

O vice-presidente cumpriu normalmente o restante da agenda prevista. Além do encontro com o novo presidente iraniano, participou de uma reunião na Câmara de Comércio.

O retorno de Alckmin ao Brasil está previsto para esta quinta-feira (1º).

De acordo com a agência oficial de notícias do Irã, IRNA, representantes de 22 países participaram da cerimônia de posse de Masoud Pezeshkian, o novo presidente iraniano.

Estiveram presente, representantes de: Arzebaijão, Argélia, Armênia, Catar, Cazaquistão, Congo, Coreia do Sul, Cuba, Egito, Geórgia, Índia, Japão, Jordânia, Líbano, Mali, Mauritânia, Quirguistão, Serra Leoa, Burkina Faso, Senegal, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Atentado

Ismail Haniyeh e seu guarda-costas foram mortos, por volta das 2h da manhã desta quarta (horário local). Ele estava hospedado em uma residência especial para veteranos de guerra no norte de Teerã.

De acordo com a agência iraniana de notícias IRNA, Haniyeh um “projétil guiado por via aérea” matou o líder do Hamas.

O Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, declarou que o assassinato de Haniyeh não ficará impune. 

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.