A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que a bandeira tarifária para o mês de agosto será verde, o que significa que não haverá taxas extras nas contas de energia elétrica.
Em julho, a bandeira estava na categoria amarela, que implicava um custo adicional de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, ressaltou que as chuvas na região Sul do país foram um fator determinante para a adoção da bandeira verde neste mês.
“No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, disse o diretor.
Essa mudança é um reflexo das condições climáticas que favorecem a geração de energia.
Entenda as bandeiras tarifárias da Aneel
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado em 2015 e tem como objetivo informar os consumidores sobre os custos associados à geração de energia elétrica no Brasil.
Essa classificação leva em conta a disponibilidade de recursos hídricos e a necessidade de acionar fontes de energia mais onerosas.
Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia.
Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.
Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.
A ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis.
A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
Saiba mais no vídeo que explica o acionamento das bandeiras:
Ficou com alguma dúvida? Acesse: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/tarifas/bandeiras-tarifarias/faq-bandeiras-tarifarias
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.