O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou, nesta sexta feira (2), a medalha de ouro conquistada pela judoca Beatriz Sousa nas olimpíadas 2024.
Lula estava discursando em um evento em São Gonçalo do Amarantes (CE), quando interrompeu sua fala para anunciar a vitória da brasileira.
Durante seu discurso, o presidente da República elogiou o programa Bolsa Atleta, que beneficia 80% dos atletas que disputam as olimpíadas de Paris.
“A nossa companheira Beatriz Souza no judô acaba de ganhar a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas. É importante lembrar que 80% dos atletas que estão em Paris recebem uma coisa chamada Bolsa Atleta. Que nós criamos em 2004. Então, a Rebeca (Andrade) ganha, tem várias faixas salariais, mas todo mundo ganha”, afirmou Lula.
É preciso direcionar recursos
Sobre o benefício da Bolsa Atleta, Lula afirmou que o governo tem o dever de direcionar os recursos para que atletas de regiões mais pobres consigam um dia chegar nas olimpíadas.
Leia mais: Olimpíadas 2024: Veja os brasileiros que ainda podem garantir medalhas
Dessa forma, o presidente disse que o Bolsa Atleta visa justamente ajudar esportistas brasileiros antes de se tornarem famosos, com investimento e apoio do governo do país.
“E por que que a gente fez isso? Porque quando o atleta fica famoso ele tem patrocínio, aí os bancos vão atrás deles, os empresários vão atrás, mas enquanto ele não é famoso às vezes eles não têm um tênis para andar”, afirmou.
Ao todo, 241 dos 276 atletas que disputam os jogos olímpicos recebem o auxílio da Bolsa Atleta, com valores adicionais em caso de medalha.
Judoca conquista o ouro nas olimpíadas
E o primeiro ouro veio. A brasileira Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas de Paris ao vencer a final do judô feminino na categoria dos 78kg. Além disso, a conquista veio em sua primeira participação em jogos olímpicos.
Após este grande feito, Beatriz se junta ao atleta Willian Lima medalhista de prata no judô masculino (até 66kg) e Larissa Pimenta que conquistou o bronze na categoria dos 52kg.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.