Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da França, Emmanuel Macron, conversaram por telefone nesta segunda-feira (5). O telefonema partiu do francês. Lula estava no Chile.
Macron elogiou a posição do governo brasileiro de estímulo ao diálogo entre o presidente Nicolás Maduro e a oposição venezuelana.
De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente francês elogiou a posição adotada por Brasil, Colômbia e México.
Os três países emitiram uma nota conjunta na última quinta-feira (1º) pedindo que o impasse em torno das eleições da Venezuela seja resolvido pela via institucional.
“O presidente Lula reiterou seu compromisso com a busca de uma solução pacífica entre as partes e que respeite a soberania do povo venezuelano”, informou o Planalto, por meio de nota.
Situação da Venezuela
Além disso, o presidente da República está sendo cobrado por diversos países para que defenda a democracia no país sulamericano.
Dessa forma, mesmo reconhecendo a vitória de Maduro, Lula ainda quer a confirmação das atas para que a democracia do processo eleitoral prevaleça.
Portanto, Lula se colocou a disposição para mediar diálogos com outros países para dar um fim na situação conturbada da Venezuela.
Após o fim das eleições, o presidente do Brasil afirmou que não houve nada de grave na campanha de Maduro e que é papel da Justiça deliberar sobre o resultado do pleito.
Janja
Macron também agradeceu a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva na abertura das Olimpíadas. Lula, por sua vez, agradeceu o carinho com que Macron e sua mulher receberam a delegação brasileira.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.