O time Brasil conquistou, nesta segunda-feira (5), a segunda medalha de ouro nas olimpíadas de Paris 2024 com a ginasta Rebeca Andrade.
Ao garantir a medalha de ouro, Rebeca Andrade se tornou a atleta com mais medalhas olímpicas do Brasil.
Ao todo, o país soma 10 medalhas conquistadas nos jogos olímpicos de Paris e ocupa a 24ª posição no ranking de conquistas dos países participantes. Após o término do evento os atletas medalhistas retornarão ao Brasil
Medalhas ficam isentas de imposto?
No caso das medalhas olímpicas, troféus e outros objetos de celebração conquistados no exterior ficam isentos da cobrança de impostos federais no Brasil.
Dessa forma, ao desembarcarem no país, os atletas brasileiros que estiverem com os objetos especiais na bagagem poderão ficar tranquilos, pois não estão sujeitos a tributação dos mesmos.
Portanto, a regra é estabelecida pela Lei 11.488/2007.
Segundo a Receita Federal, “entrar no Brasil com a medalha olímpica é um processo rápido, fácil e sem burocracia”.
Além disso, o órgão afirma que trabalha para que a chegada dos campeões olímpicos não tenha qualquer tipo de complicação de modo que sobre mais tempo para aplaudi-los.
Outros objetos livres de impostos
Ademais, as medalhas olímpicas não são os únicos objetos a ficarem isentos de impostos. Entre eles estão:
- Troféus;
- Placas;
- Estatuetas;
- Distintivos;
- Bandeiras;
- Bens normalmente consumidos em eventos esportivos;
- Folhetos a serem distribuídos em eventos esportivos;
Com informações do Metrópoles.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.