O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira (5), que mantém a sua cobrança para que haja transparência sobre o resultado das eleições na Venezuela.
Lula afirmou que seu desejo é de que haja diálogo entre o presidente Nicolás Maduro com a oposição em prol do “compromisso com a paz”.
“O respeito pela tolerância e pela soberania popular é o que nos move a defender a transparência pelo resultado. O compromisso com a paz é que nos leva a conclamar as partes ao diálogo e promover o entendimento entre o governo e a oposição”, afirmou Lula.
Viagem ao Chile
Ainda nesta segunda-feira, o presidente da República viajou para o Chile com intuito de reforçar as relações entre os países.
Entre os objetivos da agenda, Lula pretendia debater com o presidente do Chile, Gabriel Boric a situação de crise da Venezuela.
Durante sua chegada ao palácio presidencial, Lula disse a jornalistas concordar com a posição de Boric em defender que haja a divulgação das atas eleitorais. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela terá 3 dias úteis para apresentar os documentos ao Judiciário.
Situação da Venezuela
Além disso, o presidente da República está sendo cobrado por diversos países para que defenda a democracia no país sulamericano.
Dessa forma, mesmo reconhecendo a vitória de Maduro, Lula ainda quer a confirmação das atas para que a democracia do processo eleitoral prevaleça.
Portanto, Lula se colocou a disposição para mediar diálogos com outros países para dar um fim na situação conturbada da Venezuela.
Após o fim das eleições, o presidente do Brasil afirmou que não houve nada de grave na campanha de Maduro e que é papel da Justiça deliberar sobre o resultado do pleito.
Com informações do Poder 360.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança