Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais do presidete Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que não confia nas atas das eleições na Venezuela divulgadas pela oposição de Nicolás Maduro.
O assessor afirmou que preferia aguardar a divulgação do resultado oficial antes de se pronunciar, de acordo com entrevista na Globonews.
Amorim viajou à Venezuela desde o dia 26 de julho, com objetivo de acompanhar as eleições, que aconteceram no dia 28 de julho. O assessor permaneceu no território venezuelano até a terça-feira (30).
Nesse tempo no país, Amorim encontrou Maduro e também o seu principal adversário, o ex-diplomata Edmundo González Urrutia.
“É lamentável que as tas não tenham aparecido, eu disse isso para o presidente Maduro no dia seguinte à eleição”, afirmou Celso Amorim. Ele também declarou: “Eu também não tenho confiança nas atas da oposição”.
Eleições na Venezuela
Até o momento, Brasil, Colômbia, México, além de sete países europeus pediram a divulgação das atas de votação, que foram submetidas à Justiça da Venezuela.
O assessor de Lula afirmou que “não se pode dar um ultimato” sobre as eleições, além de que o diálogo com Maduro é a “principal meta”, uma bez que o presidente ainda tem seis meses do atual mandato pela frente, mesmo não conquistando a reeleição.
“Temos que voltar ao diálogo, é a nossa principal meta. Não adianta dizer que Edmundo venceu. O outro está lá, vai continuar lá por 6 meses”.
Disse Amorim em entrevista ao Globonews.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.